quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Futuro?

"Como você se imagina daqui há alguns anos?" Esta pergunta, quando era repetida para cada candidato pela profissional de RH, me assustava cada vez mais. Uns forçavam a barra: "Quero ter uma carreira sólida e consistente! Sem espaço para amores, amizades ou família!", tá legal, essa parte: "sem espaço para amores, amizades ou família", eu que inventei, mas era mais ou menos isso.


Incrível como as pessoas são capazes de se adaptar para conseguir algo, principalmente quando este "algo" envolve dinheiro ou uma possível carreira "de sucesso". Outros candidatos, já foram mais cautelosos com seu "eu interior": "Eu não sei, estou atrás desta boa oportunidade para buscar crescimento e blá blá blá...". De candidato a candidato e eu fui ficando para o final, aumentando meu medo e minha insegurança. Meu medo de querer falar coisas coerentes e a insegurança de meu coração atropelar meu cérebro e minha boca deixar escapar: "Eu me imagino viajando pelo Brasil, talvez pela américa, em uma kombi-trailer, talvez em uma bike, aproveitando cada momento, conhecendo várias pessoas, sem ter muito dinheiro, apenas o necessário. Fotografando, capturando imagens, expressões, alegrias, tristezas. Vivendo."

A pergunta ia sendo repetida, de pessoa a pessoa e minha insegurança aumentando. Deveria falar a verdade? Deveria não responder? Ou deveria mentir? Enquanto esses pensamentos davam um "nó" em meu cérebro, meu desconforto aumentava com a quantidade de engravatados quase sem expressão perambulando pelos corredores da empresa.

Minha vez chegou, as perguntas foram se desenrolando e eu só pensava na "tal pergunta". A conversa se esticando e nada da pergunta. Por fim, fui o único que não tive que responder sobre meu futuro. Talvez a profissional de RH enxergou que eu teria uma resposta que poderia colocar o estilo de vida dela em "xeque" ou apenas se esqueceu mesmo.

10 comentários:

  1. Li em primeira mão! haha *-*
    Já te disse o que achei, mas vou tornar público : Ótimo texto, Ka! ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Má! *-*

      Divulga teu blog aqui tbm que é muito bom! ;)

      Excluir
  2. Li em segunda mão. Sou menos importante que a Maria na sua vida????

    Também gostei muito. Não tenho essa vontade de sair pelo mundo como um andarilho sem rumo, mas também tenho muita vontade conhecer lugares variados... o que bate de frente com a vontade de enriquecer e ter uma vida confortável... o que bate de frente com a minha invariável preguiça!

    Mas é mesmo um saco ter de levar a própria vida regrada pelo estilo de vida alheio.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Iii, nem vem "dar de louca" aqui não!! hahahaha

      Valeu pelo comentário! Tamojunto!

      Excluir
  3. Pesado hahaha Adorei seu texto e incrível, mas nossos planos de vidas são parecidos. A diferença é que se o jornalismo não funcionar, eu pretendo fazer e vender artesanatos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Artesanatos! hahahahahaha

      Também já pensei nisso, mas acho que não levo jeito...
      Talvez eu me torne um "engravatado". O destino costuma nos pregar algumas peças...

      Muito obrigaod pelo comentário Carol! =)

      Excluir
  4. É uma pena quando alguém esquece quais são as coisas mais importantes na vida, quando colocam o dinheiro e sucesso em primeiro lugar. Mas é lindo saber que ainda existem pessoas que reconhecem o verdadeiro sentido da vida, com toda sua beleza, alegria e simplicidade.
    Parabéns pelo texto, mininu! E obrigado por ser quem você é.

    PS: Só esqueceu de citar que dentro dessa kombi-trailer vai levar também, uma amiga doida e 6 crianças bem gordas e pentelhas.

    Te amo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. *-*

      Muito obrigado pelo comentário, coisa feia.
      Claro que a Kombi vai estar lotada de pirralhos e vc tbm estará, certamente! ;D

      te amo

      Excluir
  5. Foi exatamente isso que você me disse lá em maresias, da sua vontade de fazer isso, na Africa, trabalhos voluntarios, hahaha e isso é o que eu mais gosto em você, dessa sua vontade de viver em liberdade, aproveitando esses momentos e do seu jeito,o mais brincalhão de ser. foi como você disse no restaurante do garçom frances hahahaha "a vida não é trabalhar na paulista de terno e gravata" então vamos mudar para maresias e morrar com a Lu e com o Nando hahahahaha. te adoro muito loucura

    ResponderExcluir